A
Roda de Conversa sobre o livro A Importância do ato de ler escrito por Paulo
Freire foi estudo feito por estudantes do 1º semestre do curso de Pedagogia na
disciplina Leitura e Produção Textual e conta com a orientação da estudante e
monitora da disciplina. Esperamos contar com a presença de estudantes do IFCE
que também estudaram a obra, com educadores dos CEJA e do SESC de Crateús. Os
interessados devem se achegar “pra sentar e conversar”. Encontro marcado para
dia 29 de abril as 10horas.
Ideias
dos estudantes: “Observa-se
que, para que esse educador logre êxito e consiga despertar o interesse pela
leitura nos demais, precisa criar uma necessidade até então não sentida pelos
estudantes, fazendo com que ele venham a perceber que o fato de aquele não ter
o hábito da leitura, está acarretando prejuízos a sua vida, seja na escola ou
em seu meio. Além disso, se faz necessário que esse profissional leve em consideração
a subjetividade de cada um, bem como ter a consciência que ele é um “guia” para
que estas pessoas possam evoluir. (...) É notório que se um indivíduo não tiver
uma orientação e um estímulo no tocante ao hábito de ler, não buscar obter
conhecimento e/ou até mesmo reciclá-los, poderá se tornar, ou continuar a ser
uma pessoa “alienada” ante às entrelinhas do sistema social, político e
econômico em que vivemos. Em suma, entende-se que a leitura é a “chave” ou até
mesmo a “porta” para nos libertarmos da manipulação, do comodismo e da
“ignorância” intelectual, e sermos pessoas mais críticas e conscientes.” (Maria
Olávia Sampaio Evaristo, estudante, 1º semestre, Pedagogia).
“A
importância da leitura não consiste apenas em uma “viagem”, mas em criar fatos
da realidade. Sua amplitude atua socialmente pelo conhecimento” (...) “O
processo de criticidade inicia-se em casa e se transforma nas escolas com
debates alternativos e dialogados dinamicamente na classe” (Antonio Niuvan
Rodrigues da Costa, estudante, 1º semestre, Pedagogia).
“O
aluno tem que sentir interação com a leitura. Lendo diferentes livros, jornais
e outras fontes e outras fontes de informação terá uma visão ampla e começara a
questionar e interpretar diferentes situações” (Giordano Thales Araujo de
Macedo, estudante, 1º semestre, Pedagogia).
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