Chamada para palestra "A Importância do ato de ler"


A Roda de Conversa sobre o livro A Importância do ato de ler escrito por Paulo Freire foi estudo feito por estudantes do 1º semestre do curso de Pedagogia na disciplina Leitura e Produção Textual e conta com a orientação da estudante e monitora da disciplina. Esperamos contar com a presença de estudantes do IFCE que também estudaram a obra, com educadores dos CEJA e do SESC de Crateús. Os interessados devem se achegar “pra sentar e conversar”. Encontro marcado para dia 29 de abril as 10horas.

Ideias dos estudantes: “Observa-se que, para que esse educador logre êxito e consiga despertar o interesse pela leitura nos demais, precisa criar uma necessidade até então não sentida pelos estudantes, fazendo com que ele venham a perceber que o fato de aquele não ter o hábito da leitura, está acarretando prejuízos a sua vida, seja na escola ou em seu meio. Além disso, se faz necessário que esse profissional leve em consideração a subjetividade de cada um, bem como ter a consciência que ele é um “guia” para que estas pessoas possam evoluir. (...) É notório que se um indivíduo não tiver uma orientação e um estímulo no tocante ao hábito de ler, não buscar obter conhecimento e/ou até mesmo reciclá-los, poderá se tornar, ou continuar a ser uma pessoa “alienada” ante às entrelinhas do sistema social, político e econômico em que vivemos. Em suma, entende-se que a leitura é a “chave” ou até mesmo a “porta” para nos libertarmos da manipulação, do comodismo e da “ignorância” intelectual, e sermos pessoas mais críticas e conscientes.” (Maria Olávia Sampaio Evaristo, estudante, 1º semestre, Pedagogia).

“A importância da leitura não consiste apenas em uma “viagem”, mas em criar fatos da realidade. Sua amplitude atua socialmente pelo conhecimento” (...) “O processo de criticidade inicia-se em casa e se transforma nas escolas com debates alternativos e dialogados dinamicamente na classe” (Antonio Niuvan Rodrigues da Costa, estudante, 1º semestre, Pedagogia).

“O aluno tem que sentir interação com a leitura. Lendo diferentes livros, jornais e outras fontes e outras fontes de informação terá uma visão ampla e começara a questionar e interpretar diferentes situações” (Giordano Thales Araujo de Macedo, estudante, 1º semestre, Pedagogia).


Nenhum comentário:

Postar um comentário