OFICINA: Jogos didáticos de incentivo à leitura e à escrita
Resumo: Esta proposta de oficina é relacionada ao uso do
jogo didático como ferramenta para a leitura e a escrita. Justifica-se pelo
entendimento de que ensinar a ler e escrever tem se tornado uma atividade
desafiante para os professores. O objetivo é apresentar estratégias utilizadas
com crianças para o desenvolvimento de suas habilidades lecto-escritoras, no
contexto do Subprojeto do Pibid Pedagogia “Tessituras de vida e cidadania: ler,
escrever e contar histórias no sertão”, ora desenvolvido em oito escolas
públicas municipais de Crateús. Como a
leitura, a escrita possui especificidades e características que precisam ser
conhecidas pelas crianças e pelos professores responsáveis por esse processo de
alfabetização. Nessa oficina pretende-se desenvolver uma das metodologias
utilizadas no contexto do Subprojeto, de forma a desenvolver nas crianças as
habilidades de leitura e escrita. Serão realizados e explicados todos os passos
dessa metodologia que utiliza princípios da dialogicidade e usa o lúdico como instrumento
para o aprofundamento dos temas e desenvolvimento das habilidades
lecto-escritoras.
PALAVRAS-CHAVE: Jogo didático. Lúdico. Leitura.
Escrita.
NÚMERO DE VAGAS: 20
DATA: 30 de abril de 2015
HORÁRIO: 16 às 18h
Facilitadores: Equipe Pibid Pedagogia FAEC (Professora
Socorro França, Erislane, Ana Paula, Geissiane, Talita, Leandro, Deise,
Rosângela e Mayara).
ATENÇÃO: Recomenda-se uso de roupas confortáveis, que
permitam sentar-se no chão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário