Jogos didáticos de incentivo à leitura e à escrita


OFICINA: Jogos didáticos de incentivo à leitura e à escrita

Resumo: Esta proposta de oficina é relacionada ao uso do jogo didático como ferramenta para a leitura e a escrita. Justifica-se pelo entendimento de que ensinar a ler e escrever tem se tornado uma atividade desafiante para os professores. O objetivo é apresentar estratégias utilizadas com crianças para o desenvolvimento de suas habilidades lecto-escritoras, no contexto do Subprojeto do Pibid Pedagogia “Tessituras de vida e cidadania: ler, escrever e contar histórias no sertão”, ora desenvolvido em oito escolas públicas municipais de Crateús.  Como a leitura, a escrita possui especificidades e características que precisam ser conhecidas pelas crianças e pelos professores responsáveis por esse processo de alfabetização. Nessa oficina pretende-se desenvolver uma das metodologias utilizadas no contexto do Subprojeto, de forma a desenvolver nas crianças as habilidades de leitura e escrita. Serão realizados e explicados todos os passos dessa metodologia que utiliza princípios da dialogicidade e usa o lúdico como instrumento para o aprofundamento dos temas e desenvolvimento das habilidades lecto-escritoras.

PALAVRAS-CHAVE: Jogo didático. Lúdico. Leitura. Escrita. 

NÚMERO DE VAGAS: 20

DATA: 30 de abril de 2015
HORÁRIO: 16 às 18h

Facilitadores: Equipe Pibid Pedagogia FAEC (Professora Socorro França, Erislane, Ana Paula, Geissiane, Talita, Leandro, Deise, Rosângela e Mayara).

ATENÇÃO: Recomenda-se uso de roupas confortáveis, que permitam sentar-se no chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário